quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quem foi Tobias Barreto de Meneses?

Tobias Barreto de Meneses Nasceu na Vila de Campos do Rio Real, 7 de junho de 1839 — Sergipe, e morreu em 26 de junho de 1889 foi um filósofo, poeta, crítico e jurista brasileiro e fervoroso integrante da Escola do Recife (movimento filosófico de grande força calcado no monismo e evolucionismo europeu). Foi o fundador do condoreirismo brasileiro e patrono da cadeira 38º. da Academia Brasileira de Letras.
Em 1882, Tobias Barreto foi selecionado, por meio de concurso público, para uma cátedra na Faculdade de Direito do Recife. Hoje, em sua homenagem, a Faculdade de Direito do Recife é carinhosamente chamada de “A Casa de Tobias”.
Fundou na cidade de Escada, próxima ao Recife, onde morou por 10 anos, o periódico Deutsche Kämpfer (em português, Lutador Alemão) que teve pouca repercussão e existência curta.
Tobias Barreto escreveu ainda Estudos Alemães, importante trabalho para a difusão de suas idéias germanistas, mas que foi duramente criticado por se tratar apenas, segundo alguns, da paráfrase de autores alemães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário